Encontrar a máquina de costura perfeita pode ser intimidante, especialmente quando existem tantos tipos, marcas e modelos. Máquinas que vêm com zilhões de recursos, anexos e acessórios que inicialmente não parecem fazer sentido.
Se está indecisa/o em relação á escolha da primeira máquina de costura, o concelho que usualmente costumo dar às minhas alunas é que a máquina que irão comprar pode ser a máquina da sua vida.
Uma pessoa que começa a costurar pode utilizar uma máquina emprestada até saber se a costura é mesmo para continuar.
Com isto quero dizer que se essa é a sua vontade e paixão pode então pensar que o investimento pode ser um pouco maior e apostar numa máquina que realmente possa ficar para a "vida".
Orçamento: Tem de definir um limite de quanto quer gastar. Nem sempre precisamos comprar a mais cara. Ser mis cara nem sempre representa ser melhor.
CaracterÃsticas da máquina:
- Precisa de ser uma máquina robusta, com as partes ( calcador, chapa da agulha, parafuso que prende a agulha, etc) em metal com bons acabamentos. Parece que não mas isto dá-nos logo uma boa visão de como será a máquina.
- Uma das coisas mais importantes é a capacidade de podermos regular independentemente o comprimento do ponto num botão e a largura (ou amplitude) noutro botão. Existem máquinas que têm estas funções juntas e assim não há grande variedade de escolha.
- Pontos: este recurso é uma mais valia para aplicação de vários tipos de pontos dependendo das várias funções na costura e nos vários acabamentos. Escolha uma máquina que tenha pelo menos o ponto corrido ou reto, o zigue-zague, caseado, um ou mais pontos elásticos, ponto invisÃvel e por fim os pontos decorativos.
Escolher uma máquina mecânica ou computadorizada
As máquina mecânicas são mais fáceis de manter, desde que estejam oleadas e limpas de pó e dos restos dos têxteis. Por sua vez as computadorizadas podem oferecer resultados na costura co mais qualidade e com mais possibilidades, mas sabendo que têm de ter um técnico sempre disponÃvel para a ajudar.
No entanto existem algumas marcas que tenho como referência, porque tenho trabalhado frequentemente com elas.
SILVERCREST® Máquina de Costurawww.lidl.pt
ELNA EXPLORE 240EX
Depois de certa prática pode depois pensar em completar o seu atelier com outra mais versátil e robusta, mas de momento estas são as que mais aconselho.
Sintam-se à vontade para me questionarem quando quiserem, por email ou WhatsApp.
Espero que tenha sido útil!!!
Obrigada