Broas de abóbora, como fazia a minha mãe!

31.10.15

 Ora aqui vai a receita que alguns reclamaram!!!
Numa tentativa de recriar as broas de abóbora que a minha mãe fazia pelos santos, ou dia dos bolinhos.
Lembro-me de estar na beira do forno antigo a lenha, com imensos tabuleiros de latão, negros e alguns já partidos de tanto uso, desde o tempo dos meus avós, e a bacia da massa já levedada, coberta com um lençol branco e um cobertor, para manter o calor. Visto que na rua já se sentia um friozinho.
As broas eram tendidas numas tijelas mais largas, que lhes pareciam dar o formato ideal. de seguida colocavam-se nos ditos tabuleiros já untados com azeite e polvilhados com farinha.
Por final as broas já eu só as via feitas no dia seguinte, pois a safra entrava pela noite dentro e eu já não me aguentava!!!

Mas então aqui vai:

Broas de abóbora dos bolinhos*

700gr de abóbora menina cozida e escurrida
700gr de farinha de trigo sem fermento bio
500gr de açucar louro
1dl de azeite
2 ovos
canela q.b.
sal marinho q.b.
1 limão raspa
2 embalagens de fermipan

Batem-se os ovos com o açúcar, junta-se a abóbora devagar (já um pouco arrefecida), a canela, o limão, de seguida a farinha com o fermipan. Depois de bem batido. Deixa-se repousar a massa num local aquecido, bem embrulhada.
Untam-se os tabuleiros ou forram-se de papel vegetal (mais prático), e tendem-se as broas com o a medida mais ou menos de uma colher de sopa. Levam-se ao forno a 180º, cerca de 30m.

 E BOM APETITE.


Em breve irei experimentar esta receita sem ovos e com ingredientes mais integrais*, Conto com a Ana Castro da Sabor Fazer para me ajudar!!

Saibam também como podem ganhar uma Bimby 5ª geração através do Fermipan.







You Might Also Like

0 comentários

Subscribe