Coleção de moda pela designer Ana Amaro

Workshop Colecção de Moda, 26 Setembro 2015

Estava há muito marcado, depois de datas alteradas, passos à frente e passos a trás. Finalmente num sábado de bom tempo trocámos a esplanada pelo atelier Argolas Argolinhas para explorar a nossa criatividade. O tema foi Colecção de Moda, como poderia ser outro, pois a Moda é transversal a todos os separadores da nossa vida, desde o Cinema, Música, Desporto, Culinária, Arte… logo, intimamente ligada às veias criativas.


Após a formalidade de uma breve apresentação minha e de cada participante, apresentei também algumas marcas/ designers de Moda (Hélio Cabrita, Marques ‘ Almeida, Valentino) para que se percebessem as fases de uma colecção.
Partindo da crença que a inspiração pode nascer de qualquer coisa, começámos por folhear revistas e construir um moodboard (painel de ambiente) no mais puro estilo de scrapbook: imagens, sobreposições, materiais, escrita…
Uma página em branco ficou tão cheia que novas ideias se juntaram às que já tínhamos no início! A minha proposta foi desenvolvermos três coordenados (conjugação de peças que compõe o look) de Inverno. Da mistura de conceitos e imagens retirámos elementos para construir os looks e passámos ao desenho e criação de croquis. Não existem regras e podemos utilizar materiais riscadores mais convencionais, como lápis de cor, grafite, canetas, optarmos por tintas, por colagens ou misturar tudo! O importante para mim foi fazer com que as participantes não tivessem medo de arriscar e saíssem um pouco da sua zona de conforto.








Foi uma experiência única para mim pois nunca antes tinha feito este tipo de exercício com pessoas que (ainda) não estavam ligadas ao Design de Moda. A capacidade de tradução, não linear, dos painéis de ambiente para peças de roupa, que preenchem o imaginário das participantes, deixou-me muito feliz. O meu objectivo foi fomentar a observação de Moda e criar exercícios inspiracionais. Quis demonstrar como se desenrola o processo criativo e como existe uma estrutura, mesmo que bastante liberal, na criação de um produto de vestuário ou acessório. 

Ana Amaro
Designer de Moda

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 Comments: