Vamos falar de cólicas nos bebés

O que são as cólicas?
A cólica é uma dor que ocorre em órgãos ocos, especialmente estômago, intestino e útero.

Porque o bebé tem cólicas?
Podem se atribuir vários fatores, assim como a alteração do leite materno ao longo do dia, aingestão de ar e dificuldade de o expelir, introdução do leite adaptado, o sistema gastro-intestinal ainda imaturo.

Um estudo da Universidade do Texas, Estados Unidos, relata ter identificado a bactéria causadora das cólicas. O nome é Klebsiella, que pode ser encontrada na boca, pele e intestinos dos bebés. Embora ainda não esteja confirmado que seja uma cousa direta.

Sinais para os quais deverá estar atenta
Quando o bebé se apresenta irritado, impaciente, quando o rosto fica avermelhado, o choro  fica incontrolado, o bebé fica com contração nas pernas pode estar a acontecer uma dor persistente e aguda.

O que a mãe deve fazer?
A primeira coisa a fazer é manter a calma. Assegure-se que a alimentação da mãe é a correta. Mantenha todas as boas práticas e  cuidados na amamentação. Manter a vigilância ao funcionamento intestinal e também utilizar algumas técnicas de relaxamento.

Algumas dicas para evitar as cólicas
Segure o bebé bem apertadinho para que se sinta aconchegado, coloque-o num ambiente sem muitos estímulos, carregue-o  num canguru ou sling,  passeie ou balance (não muito) o carrinho, alguns barulhos constantes ou rítmicos, podem acalmar alguns bebés, o uso da chupeta podem acalmar o bebé,  também pode fazer uma massagem leve : Shantala e procure fazer movimentos de bicicleta com as pernas dele ou massajar a barriga com delicadeza para estimular a evacuação, o que também pode ajudar.


Mais Dicas
- ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada
- procure manter o bebê com a cabeça levantada na hora de dar de mamar.
- certifique-se se ele está a pegar bem no peito e experimente variar as posições de amamentar.
- certifique-se de que ele não está engolindo ar.
- o pediatra pode receitar uma medicação (gotas de dimeticona ou simeticona) para ajudar o bebê a aliviar o acumular de gás na barriguinha. Eu pessoalmente não concordo.

“Existem bolsas térmicas de cereais que podem ser aquecidas no micro-ondas, mas cuidado com a temperatura.
Sempre recomendo que ela seja envolvida por um pano e nunca colocada direto na pele do bebê”, ensina  Dra Edineuda Torino, pediatra.

Almofada de Cereais com alfazema - Aida Almofadinha
Benefícios
- calor húmido alivia a dor, o espasmo
- relaxamento muscular
- aumento fluxo sanguíneo
- sensação de conforto
- fácil usar

Modo de Usar
- aquecer 90 segundos no micro-ondas
- envolver numa fralda
- verificar a temperatura
- colocar no abdómen do bebé 10 minutos (nunca diretamente)
- repetir passada 1 hora

Saber mais aqui.
Comprar aqui.





Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 Comments: