A chucha, quando e porquê?

6.8.17

Já à bastante tempo que penso em escrever sobre este tema.
Agora que estou aqui um pouco sem sono voltei a pensar no assunto e aqui vos deixo a minha opinião.
Por várias vezes tenho me deparado com situações onde vejo crianças, algumas já bem crescidas, com a chucha na boca sem estarem em nenhuma situação de birra ou com sinais de mau estar ( por exemplo cólicas) ou sono.


Tenho visto crianças descontraídas a brincar com a chucha na boca e isso faz-me pensar. Grande vontade já tive de intervir mas acho que não seria bem interpretada. Bom...
Como sabem tenho 3 filhos, já grandes mas todos usaram chucha na altura certa.
Na minha opinião, é útil quando queremos serenar as nossas crianças, prepara-las para o sono ou até para as consolar se estão doentes e impacientes. Mas fora disso não devem ser utilizadas banalmente. Até porque podem provocar entre outras coisas o atraso na vocalização. Chegam a andar o dia todo com a chucha na boca, ora isto para o bom desenvolvimento da arcada dentária não é nada bom.
Em resumo a criança habitua-se a estar sempre  e pedir a chucha quando na realidade não precisa.
Depende da educação que damos aos nossos filhos, se somos determinados em relação a uma regra ou se cedemos e aí as crianças são espertas e logo reclamam para si a vontade de as quebrar.
Se demonstrarmos que a chucha só será disponibilizada quando num dos casos que referi em cima e formos coerentes, a criança vai percebendo que não vai conseguir quebrar a regra.
Cada um depois saberá bem em que altura deverá tirar a chucha por completo, mas lá está, terá de ser assertivo e sem voltar a trás. Nunca se esqueçam que estamos a dar exemplos de coerência e determinação!!
E qual a vossa opinião?

You Might Also Like

0 comentários

Subscribe