Costura sustentável: como seu hobby pode salvar o planeta


As questões ambientais sempre fizeram parte das minhas preocupações.
Dentro do meu dia-a-dia fui adotando muitas ações que contribuem para a redução do lixo, do desperdício e até recusando muita coisa quando vou fazer compras.
Acabei à pouco de ver dois videos publicados pela Ana Milhazes Martins do grupo Lixo Zero Portugal, onde ela desperta para muitas consciências e acima de tudo nos explica como fazer, dicas de coisas simples a adotar e com isso reduzir ao máximo as coisas que utilizamos. Tomarmos consciência de tudo o que realmente nos faz falta e eliminar ou evitar o que é supérfluo.
É um exercício bastante complexo e difícil, mas penso que com estas dicas conseguirei reduzir ainda mais o lixo cá em casa.
Ela fala também de uma prática e ideologia, se lhe quiserem chamar, que é o Minimalismo.

"Como vivemos em sociedade, sabemos que mais cedo ou mais tarde, as nossas opções e gostos poderão ser criticados ou postos em causa. Não controlamos o que os outros fazem ou dizem e, por isso, nunca sabemos bem o que poderá sair dali (sobretudo se forem desconhecidos). Assim podemos apenas controlar a forma como nós reagimos, certo?"
Ana Martins, blog Ana Go Slowly

E entretanto comecei a pensar como poderei eu também no meu trabalho conseguir reduzir ao máximo a minha pegada e produzir sem desperdício e de uma forma o mais ecológica possível.
Como sabem eu no atelier já trabalho maioritariamente na minha máquina a pedal, portanto, sem gasto de energia.


Tento também comprar e trabalhar mais com tecidos de algodão, etc, mas quero ainda fazer mais!

Sabiam que a indústria da moda é o segundo maior poluente do mundo! De acordo com a ECOWATCH
Também como cerca de 4.167.430€ de  de resíduos têxteis estão sendo despejados nos aterros todos os anos.
É incrível não é?

Algumas das coisas que se podem fazer é mesmo ter a certeza de que realmente precisamos de comprar uma ou outra peça de roupa ou se podemos comprar em segunda mão, o que já se faz muito, por portugal. Tentar compar o que realmente sabemos que vai durar, não só porque é feito de bons materiais e mesmo com técnicas mais aprumadas e principalmente sem recorrer a mão de obra barata.
Preferir um produto nacional diminuindo assim a pegada ecológica.

Aqui mais um estudo que pode trazer novidades. Transformar o excesso de texteis em novos tecidos.

Tenciono continuar a publicar algumas das minhas posições e intenções para reforçar efetivamente esta ideia de Costura Sustentável.

Deixem algumas das vossas dicas!
Obrigada



Inspirado no artigo de  

Share this:

ABOUT THE AUTHOR

Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

0 Comments: